quarta-feira, 29 de março de 2023

FEIRA BIOCULTURAL - ARTE, EDUCAÇÃO e CULTURA


 EXPOSITORES – Feira Biocultural

1. Adilson Moura (YA Artesanato) - Jogos e Brinquedos lúdicos com reaproveitamento de madeiras e descartes de móveis;

2. Ana Cláudia Gadini (Fotografias) - Fotografias em utilitários, canecas e almofadas no tema biodiversidade;

3. Marcos de Melo (Pesquisador) - Exposição socioeducativa para reflexão entre a Agroecologia e a herança indígena. Itens orgânicos levados para doação, tais como: sementes, rizomas e mudas de plantas nativas, além de livros e utensílios.;

4. Isabel Vilela (Mil Folhas) - Cadernos e jogos artesanais com reaproveitamento de materiais;

5. Moara Ananindeua (Nzinga Confecções) –Roupas, Chapéus e cartucheiras étnicas;

6. Natacha Gomes Pinto (Estudio Caá) –Mobiliários com Reutilização de Materiais;

7. Francis Kastalski (Francis Kastalski Cerâmica) Cerâmicas decorativas e utilitárias, e Biojóias;

8. Luciléa Noel (Cerâmicas Lu Noel) Cerâmicas decorativas e utilitárias;

9. Fernanda Paiva Pereira (Rústico Contemporâneo) –Biojóias feitas de madeira reaproveitada;

10. Gerardo José Barreto (Tramando Arte) - Uso de resíduos têxteis na tecelagem manual;

11. Alex Santos (EcoModas) - Moda, Decoração e Acessórios com reaproveitamento de material;

12. Antônio Borges (Antônio B. Carvalho arte e Marcenaria)  - Esculturas artísticas em materiais reaproveitáveis;

13. Rebeca Azevedo e Túlio Rezende (Uma Jornada com Plantas Medicinais, desenhos e poemas);

14. Bruna Moraes (Do Barro) –Produtos utilitários e bijux em cerâmicas;

15. Débora Nacarati (Cartanai) –Cadernos, blocos, planneres e marca páginas;

16. Rafaela Santos (Cheeta Wá) –Painéis de corda elaborados com barbantes sustentáveis, derivados de resíduos têxteis e restos de madeira.

17. Leonardo Ramos (Matagal) - Utilitários e instrumentos musicais de bambu.

EXPOSITORES ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA

 FEIRA BIOCULTURAL
08 de abril de 2023 (sábado)
9h às 19h
Usina Cultural Energisa
(entrada pela Rua Dante Laginestra)
Nova Friburgo/RJ
Entrada franca




















Programação da 3ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade (08/04/2023) - Tema: Arte, Educação e Cultura

 


O QUE ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA TÊM A VER COM SOCIOAGROBIODIVERSIDADE?

A 3ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade encantará o público na Usina Cultural de Nova Friburgo com muita “Arte, Educação e Cultura”, afinal, essa é a temática desta versão, que acontecerá no próximo dia 08 de abril, sábado, das 9h às 19h, e trará abordagens em manifestações culturais de base socioeducativa, que envolvem referências, resgate, saberes e memórias relacionadas a formação sincrética do povo brasileiro. Vale lembrar que a entrada é franca. 

Folia de Reis, Jongo, Mineiro-pau, os palhaços Moitas (da localidade de Rio Bonito de Lumiar), artes e artesanatos que envolvem os aspectos da socioagrobiodiversidade (feitos a partir da matéria-prima natural, fibras naturais, sementes, etc.), tecidos ou tecelagens com técnicas de impressão orgânica; corais de cantos e música e resgates ancestrais através de instrumentos como tambores, todas essas manifestações culturais estarão presentes para o deleite do público. 

O consultor da Mostra, Alessandro Rifan, diz que “esse tema é o mais popular e o abordaremos com base no conceito da socioagrobiodiversidade. Queremos dizer com isso, que pretendemos trazer experiências consideradas como processos organizativos, como mutirões, processos de resgates de ancestralidades, dos saberes tradicionais, mostraremos muito da cultura popular, não exatamente arte e cultura de entretenimento, ao contrário, mostraremos outro aspecto, justamente do conceito da socioagrobiodiversidade”, explica. 

Como houve nas edições anteriores, ainda haverá a Feira Biocultural com a participação de cerca de 20 expositores, a Roda de Conversa que falará sobre as experiências de Patrick Nogueira (Projeto Circo Viva) falando sobre o “O circo no imaginário cultural rural Fluminense”; Leonardo Voigt (UFRRJ/CEFFA CEA Rei Alberto I) explanará sobre os “Aspectos Culturais da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo: cultura, arte e educação em perspectivas decolonial”; Felipe Knupp (Folia de Reis N. Sra. de Fátima) que conversará sobre o resgate da Folia de Reis e Mineiro Pau. Essa Roda de Conversa para lá de interessante será mediada por Silvia Araujo, arte-educadora, atriz, pedagoga, e integrante da Companhia Arteira. 


Mediação: Silvia Araujo, arte-educadora, atriz, pedagoga,
e integrante da Companhia Arteira 

Patrick Nogueira (Projeto Circo Viva)

Leonardo Voigt (UFRRJ/CEFFA CEA Rei Alberto I)

Felipe Knupp (Folia de Reis N. Sra. de Fátima) 

Já a Oficina Socioeducativa será com Marjorie Botelho e Luiza Borba (Ecomuseu Rural e Tesouros da Terra) com “Experiências de Educação Patrimonial em territórios rurais: Vivência Interativa”. 


Marjorie Botelho

Luiza Borba

As apresentações de expressões culturais dessa edição serão o cortejo percussivo Baque Rebate das Montanhas (Maracatu) e Odu Axé (Dança Afro) e ficarão por conta de Emerson Santana e Moara Ananindeua. 



A exposição fotográfica terá cliques de acervos pessoais de Alê Rifan, Marcella Azal, Marcelo da Graça, Patrick Nogeira, Pedro Kiua e Regina Lo Bianco. 

A organização da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade informa ainda que está aberta a Chamada Pública para quem desejar participar das duas últimas edições da Feira Biocultural (Paisagens, águas e florestas, e Luta pela terra). As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra: FACEBOOK /socioagrobiodiversidade.nf e INSTAGRAM @socioagrobiodiversidade_nf . 

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum. 

Para mais informações e esclarecimentos entre em contato pelo e-mail: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com ou pelos telefones: (22) 99211-8151 (Alessandro Rifan) e (22)98146-2493 (Scheila Santiago). 

SERVIÇO 

1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade 

Tema da 3ª edição: “Arte, Educação e Cultura”. 

9h – Abertura 

9h às 19h – Feira Biocultural e Exposição Fotográfica 

10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço) 

14h às 16h – Roda de Conversa (Salão Nobre) 

17h – Expressão Cultural (Teatro) 

19h – Encerramento 

Data, hora e local: 08 de abril de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural Nova Friburgo (entrada pela Rua Dante Laginestra – Centro). 

Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável. 

Entrada franca. 

Facebook.com/socioagrobiodiversidade.nf 

Instagram.com/socioagrobiodiversidade_nf/

quinta-feira, 16 de março de 2023

Registros da 2ª edição - Fotos Regina Lo Bianco

 

A segunda edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade, que aconteceu em 11 de março (sábado), na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, foi mais uma vez surpreendente! 
Participaram cerca de 300 pessoas!

A Oficina Socioeducativa e a Roda de Conversa contaram com 50 pessoas em cada atividade! O perfume da Feira Biocultural encantou quem passava na porta e muitos, por curiosidade, entraram para conhecer "Plantas Aromáticas e Ervas Medicinais", tema do evento do dia!

Confira registros da fotógrafa Regina Lo Bianco clicando aqui! 


sexta-feira, 3 de março de 2023

Vale o Registro!

 




Sensibilizar para prosperar!

No dia 2 de março, Alessandro Rifan visitou o Colégio Estadual João Bazet/NF
e foi recebido pela coordenadora pedagógica Maria do Carmo 

 
Também do no dia 2 de março, o diretor do Colégio Estadual
Jamil El Jaick, Diogo Coelho (à direita), recebeu Alessandro Rifan,
que falou sobre a importância dos alunos conhecerem a
1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade 

Plantando sementes!

No dia 2 de março de 2023, Márcia Lobosco recebeu no Educandário Miosótis, Alessandro Rifan (Consultor e Produtor da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade), para divulgar a Mostra da Socioagrobiodiversidade para os estudantes do Ensino Médio.
Ao final do encontro, Márcia pediu que cada aluno registrasse cinco palavras que tivessem em mente após participarem da atividade. No dia 3, a professora deu caneta e uma tira de papel a cada um para que registrassem uma das palavras.
"Eu imaginava que haveria a repetição em torno de 4, 5 palavras. Qual não foi minha surpresa ao montar este mosaico e verificar o quanto cutucamos essa galera prioritariamente urbana. Fiquei feliz! Estou planejando atividades relacionadas que possam estimular e promover a presença dos meus alunos na Mostra", comentou Márcia Lobosco, que está no Projeto da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade com a tarefa de organizar o livro que será publicado relatando as experiências expostas/apresentadas nas seis edições do evento.
Márcia Lobosco é professora em Nova Friburgo, atua na Coordenação Pedagógica do Educandário Miosótis e desenvolve projetos e atividades literárias sob a marca Instituto Leituras.





Programação da 2ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade (11/03/2023) - Tema: Plantas Aromáticas e Ervas Medicinais

 


quinta-feira, 2 de março de 2023

EXPOSITORES PLANTAS AROMÁTICAS E ERVAS MEDICINAIS

 FEIRA BIOCULTURAL
11 de março de 2023 (sábado)
9h às 19h
Usina Cultural Energisa
(entrada pela Rua Dante Laginestra) 
Nova Friburgo/RJ
Entrada franca





















'Burburinho' sobre o Livro da Mostra da Socioagrobiodiversidade

 A Mostra da Socioagrobiodiversidade em Nova Friburgo continuou sendo pauta para veículos de comunicação, que divulgaram a apresentação do L...